POÉTICA DA INCERTEZA
A fotografia, à época de sua criação, se constituía como o meio mais próximo de representação da realidade, por lançar mão de um equipamento mecânico/ótico. Assim, ela passou a carregar como seu princípio básico o índice, a referência à realidade. No entanto, ao longo do tempo, com o desenvolvimento de suas características, passou-se a perceber que ela abarcava em seus meios muito mais dúvidas e subjetividades sobre a realidade do que se especulava.
A fotografia digital, por seu lado, veio como o “tiro de misericórdia” a todas essas especulações, uma vez que em seu processo de pós-produção tudo passou a poder ser manipulado, montado, direcionado, ilimitadamente. O que antes gerava discussão, agora se instaura como total incerteza em relação à realidade. Diante de uma imagem fotográfica digital nada se pode afirmar, tudo gira em torno de total incerteza a respeito do que se vê. O que se especulava como reprodução da realidade se transformou em criação, produção, interpretação, ou seja, em tudo aquilo que escapa à realidade racional.
A migração da fotografia ao universo ficcional, subjetivo, não palpável, acabou trazendo em seu encalço uma maior participação do observador. Afastada que passou a estar da realidade racional temporal e espacial, a imagem fotográfica hoje se coloca na rota “espinosana” da afecção ao ser humano, àquilo que Espinosa chamava de “Conatus”, ou seja, a potência que atinge o observador em contato com a imagem. Ao perder de vez seu vínculo com a representação da realidade, a imagem fotográfica mergulhou no campo afetivo, interno, de cada um.
A imagem digital, qual uma cartografia expandida da fotografia analógica, passou a estabelecer vínculos mais próximos e intensos com o observador. Já que a realidade não mais lhe basta, a imagem fotográfica se encontra em total incompletude sem a presença do observador para estabelecer o vínculo, a ponte. Ao contrário do que muito se diz, a imagem digital elevou o observador a uma instância jamais vista, colocou-o em uma posição de importância jamais alcançada. A sua coautoria na construção da imagem se tornou imprescindível, capital.
Não cremos mais no que vemos, mas, agora, no que sentimos. Aquilo que nos afeta passou a ser o “indicial” da imagem, aquilo que nos toca, que nos dá “potência de vida”, passou a ser o referencial da imagem. Na verdade, o enfraquecimento da imagem em relação à realidade, a sua fragilidade mimética da realidade, reposicionou tanto os fotógrafos quanto os observadores, nos redirecionando a um encontro de maior honestidade e intensidade com a imagem.
A procura na imagem fotográfica, hoje, não se dá mais no campo da verdade, de uma busca de “mimesis” da realidade, mas aponta para aquilo que realmente nos afeta, que nos fala de forma mais íntima.
A imagem digital nos transportou do discurso da verdade à poética da incerteza.
O MEU PROCESSO CRIATIVO
Em meu processo, eu faço, primeiramente, imagens diretamente relacionadas ao projeto em andamento, as imprimo em preto e branco em papel algodão e faço interferências com lápis pastel seco diretamente sobre as imagens impressas em preto e branco (o papel algodão me permite as interferências que desejo, devido à ótima textura da superfície do papel).
Em algumas imagens eu faço desenhos à mão livre com lápis de cor, carvão e canetas “ball point” em folhas de papel texturizado.
Após trabalhar nas interferências das imagens impressas e fazer os desenhos diretamente nos papéis texturizados eu escaneio essas imagens e as levo para o computador para terem as suas cores reforçadas ou reduzidas no “photoshop”. Paralelamente, eu vou fazendo fotos em cores que não são convertidas em preto e branco e nem impressas.
A partir daí, eu começo um longo e paciente trabalho no computador de sobrepor as imagens que foram impressas em preto e branco e sofreram interferências, com as imagens que permaneceram coloridas. Toda uma investigação espacial aí se inicia.
O EMBASAMENTO DA QUESTÃO ESPACIAL
Eu parto da premissa de que, duas ou mais imagens sobrepostas no mesmo espaço de representação, produzindo ocultamentos parciais, nos afastam da realidade racional cotidiana quebrando a homogeneidade do olhar, não apenas porque interrompe a linearidade e continuidade do olhar, mas também por que introduz novas texturas e campos que alterarão nossos sentidos, levando-nos a novas experiências espaciais, pois não mantêm mais o conceito de espaço preconcebido pelas leis matemáticas da teoria euclidiana de comprimento, largura e altura. A interposição entre as imagens, acaba por realizar um fechamento do plano do suporte da imagem, afastando a noção da representação tridimensional à qual nos acostumamos a ver representada no plano.
A ideia é trabalhar com a ausência de referências de realidades espaciais racionais por que eu acredito que se estivermos diante de uma imagem e não conseguirmos perceber uma relação com o nosso sistema espacial racional, essa ausência de referência espacial conhecida, já dada, nos levará a uma predisposição a um novo referente, a uma nova realidade espacial, cuja relação se dará de forma muito mais intensa e forte, por estar mais ligada ao nosso inconsciente.
- A INSTÂNCIA INCONSCIENTE DO ESPECTADOR DIANTE DA FOTOGRAFIA
Outro veio em que tento trabalhar em minhas imagens, no sentido de afetar e sensibilizar o espectador é o espaço “off”, aquele espaço que ficou de fora da imagem representada.
Em minha visão, uma imagem fotográfica se sustentará, perdurará no tempo, não em função de sua técnica ou características composicionais, mas ao conseguir mobilizar internamente as pessoas, fazer com que o espectador ao estar diante de uma imagem fotográfica dê um passo em direção ao mundo desconhecido, por ter tido o seu inconsciente acionado.
Entendo que a mobilização em relação a uma imagem fotográfica supõe extrapolação do mero espaço explicitamente representado no suporte. Seria extremamente reducional enxergarmos ou analisarmos uma imagem fotográfica exclusivamente dentro dos seus limites de representação, uma vez que ela própria, por compreender sempre uma imagem parcial do mundo, nos induz a ver o que está além dos nosso olhos, nos convida a uma viagem para além da realidade explícita da imagem representada.
É essa inexorável característica da imagem fotográfica de ser um continuum do mundo que a faz extrapolarmos os limites do que está representado explicitamente, nos conduzindo, naturalmente, à abstração daquilo que esteve ali presente no ato fotográfico, mas que foi excluído da representação.
Por isso, tenho sempre a intenção de fazer “sangramentos bruscos”, cortes profundos nas imagens, na tentativa de levar o espectador para fora da imagem representada, fazendo com que ele, dessa forma, extrapole a imagem ali representada, indo em direção a um universo a ser criado por ele próprio, um universo, assim, mais próximo ao seu inconsciente, que o leve a relações mais fortes e profundas com ele próprio.
Entendo, portanto, que o espaço “off”, ou seja, aquele que ficou de fora da representação, ao instigar a instância inconsciente do espectador, em muitos casos tem maior importância do que a própria imagem representada.
Nesse sentido seguem as minhas pesquisas, entendendo que tais sensações de certo mal-estar em relação à espacialidade, de percebermos algo fora de lugar é que levarão o espectador a ter outras instâncias sensitivas sendo acionadas, além da realidade racional, levando, assim, o espectador, a um maior envolvimento com a imagem e, consequentemente, abrindo caminhos para que ele, assim, possa, da mesma forma, abrir portas para um maior conhecimento seu em relação ao mundo que o cerca.
Fernando Braune
POETICS OF UNCERTAINTY
At the time of its creation, photography was the closest means of representing reality, as it made use of mechanical/optical equipment. Therefore, its basic principle became the index, the reference to reality. However, over time, as its characteristics developed, it became clear that it involved many more doubts and subjectivities about reality than had been speculated.
Digital photography, on the other hand, came as the “deathblow” to all these speculations, since in its post-production process everything could now be manipulated, assembled, and directed, unlimitedly. What once generated discussion has now become a total uncertainty in relation to reality. In front of a digital photographic image, nothing can be said, everything revolves around total uncertainty about what is seen. What used to be speculated as a reproduction of reality has become creation, production, interpretation, i.e., everything that escapes rational reality.
The migration of photography to the fictional, subjective, non-palpable universe ended up bringing with it greater participation of the observer. Now far removed from rational temporal and spatial reality, the photographic image is on the “Spinosan” route of affecting the human being, what Spinoza called “Conatus”, in other words, the power that affects the observer in contact with the image. By losing its link to the representation of reality once and for all, the photographic image has plunged into the affective, internal field of each individual.
The digital image, like an expanded cartography of analog photography, began to establish closer and more intense links with the viewer. Since reality is no longer enough, the photographic image is totally incomplete without the presence of the observer to establish the link, the bridge. Contrary to what is often said, the digital image has elevated the viewer to an unprecedented level, placing them in a position of importance never before achieved. Their co-authorship in the construction of the image has become essential.
We no longer believe in what we see, but now in what we feel. What affects us has become the ” indicative ” of the image, what touches us, what gives us “the power of life”, has become the reference of the image. In fact, the weakening of the image in relation to reality, its mimetic fragility of reality, has repositioned both photographers and observers, redirecting us towards an encounter of greater honesty and intensity with the image.
The search in the photographic image today is no longer in the field of truth, of a search for a “mimesis” of reality, but points to what really affects us, what speaks to us in the most intimate way.
The digital image has taken us from the discourse of truth to the poetics of uncertainty.
- MY CREATIVE PROCESS
In my process, I first make images directly related to the project I’m working on, print them in black and white on cotton paper and make interferences with dry pastel pencils directly on the images printed in black and white (cotton paper allows me to make the interferences I want because of the excellent texture of the paper’s surface).
In some of the images I make freehand drawings with colored pencils, charcoal and ball point pens on sheets of textured paper.
After working on the interference of the printed images and making the drawings directly on the textured papers, I scan these images and take them to the computer to have their colors enhanced or reduced in photoshop. At the same time, I make colored photos that aren’t converted to black and white and aren’t printed.
I then begin a long and patient work on the computer of overlaying the images that were printed in black and white and have undergone interference, with the images that have remained in color. A whole spatial investigation begins at this point.
THE BASIS OF THE SPACE ISSUE
I start from the premise that two or more images overlapping in the same space of representation, producing partial concealments, take us away from everyday rational reality by breaking the homogeneity of the view, not only because it interrupts the linearity and continuity of the view, but also because it introduces new textures and fields that will alter our senses, leading us to new spatial experiences, because they no longer maintain the concept of space preconceived by the mathematical laws of the Euclidean theory of length, width and height. The overlap between the images ends up closing off the plane of the image support, removing the notion of the three-dimensional representation that we are used to seeing represented on the plane.
The idea is to work with the absence of references to rational spatial realities because I believe that if we are faced with an image and are unable to perceive a relationship with our rational spatial system, this absence of a known spatial reference, already given, will make us inclined to a new referent, a new spatial reality, whose relationship will be much more intense and strong, because it’s more connected to our unconscious.
- THE VIEWER’S UNCONSCIOUS INSTANCE OF PHOTOGRAPHY
Another vein that I try to work on in my images, in order to affect the viewer and increase his or her awareness is the “off” space, that space that has been left out of the represented image.
The way I see it, a photographic image will sustain itself, will last over time, not because of its technique or compositional characteristics, but because it is capable of mobilizing people internally, making the viewer, when faced with a photographic image, take a step towards the unknown world, because his or her unconscious has been stimulated.
I understand that mobilization in relation to a photographic image implies going beyond the mere space explicitly represented in the support. It would be extremely reductive to see or analyze a photographic image only within its limits of representation, since the image itself, because it always portrays a partial image of the world, induces us to see what is beyond our eyes, inviting us on a journey beyond the explicit reality of the represented image.
It’s this inexorable characteristic of the photographic image of being a continuum of the world that makes us extrapolate the limits of what is explicitly represented, naturally leading us to the abstraction of what was there in the photographic act, but which was excluded from the representation.
That’s why I always intend to make “sharp bleeds”, deep cuts in the images, in an attempt to take the viewer out of the image represented, thus making him or her go beyond the image represented there and move towards a universe to be created by him or her, a universe that is thus closer to his or her unconscious and that leads him or her to stronger and deeper relationships with him or herself.
I understand, therefore, that the “off” space, that is, the one left out of the representation, by instigating the viewer’s unconscious instance, is often more important than the represented image itself.
It’s in this sense that I continue my research, understanding that these sensations of a certain unease in relation to spatiality, of perceiving something out of place, are what will trigger other sensory instances in the viewer, in addition to rational reality, thus causing the viewer to become more involved with the image and, consequently, opening the way for him or her to, in the same way, open the doors to a greater knowledge of the world surrounding him or her.